O mês de março está acabando essa semana, mas queremos lembra-los e alertá-los sobre as cores que este mês nos alerta, são elas o: Azul Marinho e o Lilás. Vem com a gente pra saber um pouquinho o que cada uma delas significam.
No mês de março as campanhas são dedicadas para chamar a atenção aos cuidados e prevenção para o câncer do colorretal e câncer no colo do útero.
A cor azul marinho (seria legal colocar a cor na letra, não sei se dá) representa a conscientização sobre o câncer do colorretal. A partir de 2018 tornou-se um dos tipos de câncer mais comum no mundo, tornando-se o terceiro tipo de câncer mais frequente. É um tipo de tumor que se desenvolve no intestino grosso (cólon) ou em sua porção final, o reto. Os sintomas normalmente surgem em estados mais avançados, e por isso quase sempre não é possível uma detecção precoce. O que os profissionais alertam é estarmos atentos as alterações intestinais, pois PODEM ser indício da presença de um pólipo no intestino, podendo dar origem a esse tipo de tumor.
Alguns sintomas são: sangramento pelo ânus, constipação ou diarreia sem explicação, presença de pólipos no intestino, entre outros.
Importante procurar um profissional caso esteja sentindo alguns dos sintomas citados acima. Dessa forma serão realizados os exames específicos para esclarecer e trazer o diagnóstico mais preciso.
A cor lilás representa a conscientização sobre o câncer de colo do útero. O quarto tipo de câncer que mais mata as mulheres no Brasil segundo o Instituto Nacional do Câncer.
Apesar de ser um câncer restrito ao público feminino, são poucas as mulheres que conhecem a respeito e por este motivo conseguem se cuidar e prevenir a doença.
Você sabia que o câncer de colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção de um grupo de vírus chamado HPV, o Papilomavírus Humano? O HPV é uma infecção sexualmente transmissível mais comum, sendo que a maioria das pessoas que são infectadas são assintomáticas, porém quando os sintomas são despertados podem provocar o surgimento de verrugas genitais e coceira e alguns dos tipos de HPV podem causar câncer do colo do útero e/ou lesões pré-cancerosas.
O Câncer de colo do útero é prevenido e pode ser curado. Por isso é necessário estar atenta aos sinais como: dor abdominal associada a problemas intestinais ou urinários, sangramento vaginal, sangramento após relação sexual, secreções vaginais anormais, menstruação irregular, fadiga, perda de peso.
A prevenção é feita através do exame Papanicolau, o exame é simples e rápido e deve ser realizado por mulheres que tem suas vidas sexuais ativas. A vacina também é uma forma de prevenção, porém a mesma não previne de todos os tipos de HPV. E o uso de preservativos, que ajuda na prevenção de qualquer doença sexualmente transmissível.
Esperamos ter ajudado com essas informações. Agora compartilhe para que esse post chegue ao máximo de pessoas possíveis e o cuidado com a saúde física e mental seja uma prioridade. Estando informada consigo me cuidar. Me cuidando consigo cuidar do outro. E assim vamos construindo um mundo melhor.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!