Podemos dizer que o grande diferencial da psicanálise é considerar o inconsciente como existente e como agente da estrutura do Eu. Aqui o desejável é entrar em contato com aquilo que você é independente daquilo que você se tornou a partir da sua configuração histórica ou com ela. É entrar em contato com aquilo que você é para além daquilo que você fez para se adequar as suas necessidades de ser amado e de sobreviver a este mundo que nem sempre é tão gentil. A psicanálise não está preocupada no diagnóstico, mas na real razão para o surgimento do sintoma e na cura dele através da fala.
Já o psicólogo pode escolher outras abordagens para trabalhar sem ser necessariamente a psicanálise, mas pode também atender no consultório com orientação psicanalítica ou se especializar em psicanálise. Caso o profissional opte por outras abordagens, essas excluem o inconsciente e trabalham de forma pré-determinada. A psicologia está envolvida com trabalhos externos como a linha organizacional e marketing, estudando a reação e interesse das pessoas por tipos e marcas. Durante as sessões a fala, o comportamento e gestos para auxiliar em um diagnóstico e traçar um tratamento.
Gostou deste conteúdo? Compartilha para que mais pessoas também fiquem sabendo. E se tiver interesse no curso de psicanálise pode nos chamar, pois as matrículas já estão abertas. 😉
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!