EM PARCERIA COM

CURSO PRESENCIAL E ONLINE

Pós-Gradução Reconhecida Pelo MEC

Curso de Formação em Psicanálise

O curso de Formação e Pós- Graduação em Psicanálise dado pela Psique em parceria com a faculdade FNH, prepara você para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos auto agressivos, angústias e crises de toda ordem.

Após a formação, o aluno poderá praticar a Psicanálise em consultórios, clínicas e até hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, inclusive técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses.

Atuação da Profissão

A Psicanálise está classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50. Portanto o aluno formado pela Associação Nacional de Estudos Psicanalíticos poderá exercer sua profissão em todo o Território Nacional.

Formação Completa

Curso completo para o bom exercício da Psicanálise. Além da análise pessoal, com duração de 6 semestres de teoria psicanalítica, e, para a realização de um atendimento clínico adequado, o aluno conta com a supervisão de psicanalistas capacitados no período de atendimento. O curso também abrange um módulo de preparação do Projeto de Conclusão de Curso.

Áreas de Atuação

Após concluir o curso de formação de psicanalista da PSIQUE você será capaz de:

Triar casos, entrevistar pessoas, levantar dados pertinentes, observar pessoas e situações, escutar pessoas ativamente.

Investigar pessoas, situações e problemas, sistematizar informações, elaborar diagnósticos, elaborar pareceres, laudos e perícias, responder a quesitos técnicos judiciais, devolver resultados (devolutiva).

Propiciar espaço para acolhimento de vivencias emocionais (setting), oferecer suporte emocional, tornar consciente o inconsciente, propiciar a criação de vínculos paciente-terapeuta, interpretar conflitos e questões, elucidar conflitos e questões, promover a integração psíquica, promover o desenvolvimento das relações interpessoais, promover desenvolvimento da percepção interna, mediar grupos, família e instituições para solução de conflitos, dar aula.

Propor alternativas para solução de problemas, informar sobre o desenvolvimento do psiquismo humano, aconselhar pessoas, grupos e famílias, orientar grupos profissionais, orientar grupos específicos (pais, adolescentes, etc., assessorar instituições.

Acompanhar impactos em intervenções, acompanhar o desenvolvimento e a evolução do caso, acompanhar o desenvolvimento de profissionais sem formação e especialização, acompanhar resultados de projetos, participar de audiências.

Estudar caso em grupo, apresentarem estudos de caso, ministrar aulas, supervisionar profissionais da área e de áreas afins, realizar trabalhar para desenvolvimento de competência e habilidades profissionais, formar psicanalistas, desenvolver cursos para grupos específicos, confeccionar manual educativo, desenvolver curso para profissionais de outras áreas, propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, acompanhar resultados de curas, treinamento.

Investigar o psiquismo humano, investigar o comportamento individual, e grupal e institucional, definir o problema e objetivos, pesquisar bibliografias, definir metodologia de ação, estabelecer parâmetros de pesquisa, construir

instrumentos de pesquisa, coletar dados, organizar dados, compilar dados, fazer leitura de dados, integrar produtos de estudos de caso.

Planejar as atividades da equipe, programar atividades gerais, programar atividades da equipe, distribuir tarefas a equipe, trabalhar a dinâmica da equipa, monitorar atividades das equipes, preparar reuniões, coordenar reuniões, coordenar grupos de estudos, organizar eventos, avaliar propostas e projetos, avaliar e executar as ações.

Participar de palestras, debates, entrevistas, seminários, simpósios, participar de reuniões científicas (Congressos,

etc.), publicar artigos, ensaios de livros científicos, participar de comissões técnicas, participar de conselhos municipais, estaduais e federais, participar de entidades de classe, participar de evento junto aos meios de comunicação, divulgar práticas do psicanalista, fornecer subsídios às estratégias organizacionais, fornecer subsídios à formação de políticas organizacionais, buscar parcerias, ética e organizacional.

Redigir pareceres, redigir relatórios, agendar atendimentos, receber pessoas, organizar prontuários, criar cadastros, redigir ofícios, memorandos e despachos, compor reuniões administrativas técnicas, fazer levantamento estatístico, comprar material técnico, prestar contas.

Manter sigilo, cultivar a ética, demonstrar ciência sobre o código de ética profissional, demonstrar ciência sobre a legislação pertinente, demonstrar bom senso, respeitar os limites de atuação, ser psico-analisado, ser psicoterapeutizado, demonstrar continência (Acolhedor), demonstrar interesse pela pessoa, ser humano, ouvir ativamente (saber ouvir), manter-se atualizado, contornar situações adversas, respeitar valores e crenças dos clientes, demonstrar capacidade de observação, demonstrar habilidade de questionar, amar a verdade, manter o setting, demonstrar autonomia de pensamento, demonstrar espírito crítico, respeitar os limites do cliente e tomar decisões em situações de pressão.

Disciplinas estudadas ao longo do curso

Formação de Psicanalista

Módulo I – Fundamentos Teóricos

1. Introdução a Psicanálise
2. Metapsicologia I
3. Metapsicologia II
4. Metapsicologia III
5. Sexologia
6. A Formação do Sujeito

Módulo II – Fundamentos da Prática

1. Filosofia e Psicanálise
2. Ética e Clínica
3. Psicanálise e Sociedade
4. Freud e a Cultura
5. Casos emblemáticos
6. Fundamentos da Técnica Psicanalítica I

Módulo III – Estruturas Clínicas e Psicopatologia

1. Neuroses I
2. Neuroses II
3. Perversões
4. Psicoses
5. Psicopatologia I
6. Psicopatologia II

Módulo IV – Práxis da Clínica

1. Fundamentos da Técnica Psicanalítica II
2. Semiologia
3. Fenômenos Psicossomáticos
4. Psicofarmacologia
5. Luto e Suicídio
6. Toxicomania

Módulo V – Práxis da Clínica e Questões Contemporâneas

1. Contemporânea I
2. Contemporânea II
3. Pós Freud I
4. Pós Freud II
5. Reflexões clínicas
6. Violência, ato e ausência da palavra

Módulo VI – Estudos Avançados e Clínica Ampliada

1. Psicanálise com crianças
2. Psicanálise e adolescência
3. Raça e psiquismo
4. Psicanálise e Gênero
5. Psicanálise na esfera pública
6. Limites do Analisável

Duração 6 semestres

PROFESSORES DISPONÍVEIS PARA TIRAR TODAS AS DÚVIDAS
CERTIFICAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO

Corpo Docente Psique

Conheça nossos professores

Brunno Costa

Professor

Psicólogo, com formação inicial em Teologia, e Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pelo CEPSI Ryad Simon. Sua formação psicanalítica é profundamente sólida e diferenciada, construída ao longo de anos de análise pessoal rigorosa e participação contínua em seminários teóricos e clínicos com psicanalistas de renome internacional. Essa formação consistente e atualizada reflete seu compromisso com uma compreensão profunda e autêntica da psicanálise.

Com mais de 15 anos de experiência como professor, Brunno possui vasta prática clínica e supervisão de casos clínicos, orientando psicólogos em diversas regiões do Brasil. Além de sua atuação clínica, dedica-se a escrever e ensinar sobre a técnica psicanalítica clássica e contemporânea, contribuindo para o desenvolvimento da psicanálise no país.

Cláudia Bonilha

Professora

Graduada em Publicidade, Letras (Português e Espanhol). Pós-graduada em Espanhol para estrangeiros; Docência para o Ensino Superior; Psicanálise Clínica (crianças, adolescentes e adultos); Fundamentos Clínicos Psicanalíticos e Formação da Técnica de Análise Integral.

Aperfeiçoamento:
O lúdico na clínica psicanalítica.
Trabalha há 25 anos com crianças e adolescentes na área da Educação. Ministra aulas no curso de pós-graduação de Psicanálise. Faz atendimentos psicanalíticos a jovens e adultos. Terapeuta TAI.

Regiane Farias

Professora

Psicanalista com Especialização em Fundamentos clínicos e Especializanda em Psicologia Clínica Fenomenológico-existencial (Nucafe), graduada em Gestão de RH e Pós em Psicanálise com atuação anterior em gestão e coordenação comercial de 8 anos.

Atua há 7 anos em clínica psicanalítica de orientação Winnicottiana e supervisão clínica.

Dedica-se especialmente epistemológicos e à transmissão em grupos de estudos e como docente do curso de Psicanálise há 4 anos.

Ketlle Duarte Paes

Professora

Psicanalista Lacaniana com formação pelo Instituto Clínico de Orientação Lacaniana de Santa Catarina – ICPOL-SC. Professora, dra. com pós-doutorado pela universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em Psicanálise e Política.

Atuo como professora universitária desde 2011, com experiência nas áreas de pesquisa e ensino no campo das humanidades.

Trabalho como Psicanalista, Supervisora e com a Teoria Lacaniana desde 2013, com ênfase nas bases filosóficas, linguísticas, antropológica, topológica e lógico-matemáticas que fundam o pensamento lacaniano.

Raíza Sanctis

Professora

Graduada em Antropologia. Mestre em Antropologia urbana/das emoções, cuja temática foi sobre consumo de psicoativos e relações familiares. Extensão em Gerenciamento de casos e reinserção de usuários de crack e outras drogas. Pós- graduada em Psicanálise. Atua em clínica como psicanalista.

Trabalha há 20 anos como professora. Educadora social na Fundação Casa.
Professora no ensino profissionalizante de Coordenador de Projetos Sociais e Educador Social.

Delsa Kobata dos S. Lahr

Professora

Graduada em Processamento de Dados, Pedagogia e Licenciatura em Matemática.

Pós-graduada em Negócios Financeiros, Psicanálise e Fundamentos da Clínica Psicanalítica.

Experiência (5 anos) na docência em curso técnico profissionalizante. Trabalha há mais de 25 anos com clientes (PF e PJ) e ministra aulas no curso de pós- graduação de Psicanálise.

Faz atendimentos psicanalíticos e constantemente participa de seminários, palestras com o desejo de conhecer mais sobre o ser humano buscando o aprimoramento das técnicas e manejo com vistas a atender o sujeito na sua integralidade dentro da contemporaneidade.

Augusto Oli

Professor

Psicanalista e Professor de Psicanálise – Formado em Administração, Marketing e pós-graduado em Psicanálise (ANEP), cursando pós em Psicanálise e a Análise do Contemporâneo (PUC-RS).

Atuo na clínica de adultos e idosos. Especialista na Clínica Contemporânea e mal estar atual. Dedico atenção especial às demandas específicas como: Clínica do Envelhecimento, Pessoas em situação de vulnerabilidade familiar, Pessoas vivendo com Luto e Burnout/Burn On.

Faça sua Matrícula

Taxa matrícula

R$148,00

Para quem é indicado o nosso curso.

  • Pessoas que desejam entender profundamente o que é Psicanálise;
  • Pessoas que desejam ajudar a si mesmo e outras pessoas usando as ferramentas fornecidas pela psicanálise;
  • Pessoas que trabalham com pessoas em profissões de cuidado ou saúde mental;
  • Pessoas que desejam atuar na área de ciências humanas (medicina, psicologia, psiquiatria, enfermagem, filosofia, direito, teologia, educação, pedagogia, letras, etc) e áreas afins;
  • Pessoas que desejam trabalhar nos diversos serviços de Saúde: hospitais, núcleos de atenção psicossocial, centros de saúde, projetos judiciários, empresas, escolas, serviços de urgência e outros.

Tire suas dúvidas

Perguntas Frequentes

Caso ainda fique com dúvidas não deixe de entrar em contato.

O curso possui duas modalidades presencial e online.

A Psicanálise é uma ciência autônoma criada por Freud que estuda o inconsciente. Tem como objetivo a investigação dos distúrbios psíquicos e os conflitos existenciais que se originaram na infância. Para isso, um dos métodos utilizados é a “associação livre”, onde o paciente fala o que lhe vem à mente, e, assim suas memórias inconscientes virão à tona.

O psicanalista é um profissional que através de uma técnica específica, faz análise das palavras, pensamentos, ações e sonhos do seu paciente, ajudando-o à tomar conhecimento dos seus traumas e experiências reprimidas, guardadas no inconsciente, e, por meio do autoconhecimento, esse lidará melhor com si e com os outros.

Tanto o Psicólogo quanto o psicanalista trabalham com pessoas. Ambos podem exercer sua profissão em clínicas particulares, hospitais entre outros. A formação do psicólogo é graduada em uma faculdade, no período de 5 anos. Já o psicanalista passa por uma formação específica nos conteúdos de Freud e seus seguidores, que é a teoria do inconsciente, o que não precisa ser feito exclusivamente em uma faculdade, pois a psicanálise é uma ciência autônoma.
O psiquiatra já é um médico, que faz a faculdade de Medicina e depois faz um curso de especialização em Psiquiatria. Ele é o responsável por diagnósticos e tratamentos medicamentosos das doenças mentais. Somente ele é que pode receitar remédios.

Não. A formação da psicanálise é livre, não depende de cursos de graduação.

Não, somente ter Ensino Médio

Sim com acompanhamento de um psicanalista capacitado.

Sim, porém tem um prazo estabelecido se quiser retornar ao estudo, voltando de onde parou.

Sim. As apostilas são enviadas ao aluno antes de cada módulo.

As avaliações são feitas por módulos, e a forma de avaliação fica à critério do professor do módulo.

Depoimentos

O que os nossos alunos dizem.

O curso de Psicanálise tem se tornado meu aliado pra um ótimo convívio com a sociedade, você começa a entender e compreender melhor as pessoas, ser um bom ouvinte.
Ajuda você com questões que talvez sejam pessoais, mas no fim é só uma questão não resolvida da outra pessoa.
O curso te prepara tbm pra atender como psicanalista se quiser, ou somente se conhecer.
Estou gostando muito e espero poder ajudar o próximo.

Lamento não ter estudado a Psicanálise mais cedo, mas iniciei o estudos no devido momento, preenchi o turbulento ano de 2020 com muitas horas de leitura e aulas online ao vivo com excelentíssimos professores e profissionais.
Foi através da atenciosa unidade de São Paulo que iniciei essa nova jornada na minha vida. Grato às iniciativas da clínica Psiquê por ter promovido o curso com os excelentíssimos profissionais da ANEP!

Eu era uma pessoa totalmente irritada e achando que tudo estava dando errado para mim. Quando comecei a terapia com psicanálise pude ressignificar muitas coisas em mim e pude ver que era eu que fazia as coisas darem errado por medo. Medo do futuro, medo do julgamento etc….!!! Isso só despertou minha curiosidade de como nosso cérebro funciona e no curso de psicanálise da ANEP pude entender isso e simplesmente me dar conta de muitas outras atitudes que eu estava tomando que estavam destruindo a minha felicidade e por conseguinte a felicidade da minha filha. No curso eu pude perceber o quanto é importante a minha filha ter uma mãe. O quanto é importante eu me trabalhar emocionalmente para que minha filha seja uma pessoa que tenha muitas realizações extraordinárias na vida dela.

Fazer o curso de Psicanálise tem me ajudado muito. Todos nós temos questões interiores que precisamos entender para melhor lidar com elas. O curso tem professores altamente experientes e gabaritados, o que torna o aprendizado muito sólido. Está sendo uma experiência incrível.

Sou a Camilla, tenho 29 anos, sou formada em publicidade, trabalhei 7 anos em uma agência de eventos, mas sempre gostei de falar sobre pessoas, sentimentos, relações e tudo que envolve o crescimento e desenvolvimento do ser humano, também sempre tive o desejo de poder ajudar pessoas. Foi então, que minha amiga e coordenadora da escola Psique, me convidou para conhecer o curso de psicanálise. Foi amor a primeira vista. Me apaixonei pela área e pelo que ela aborda desde a aula experimental. O curso é enriquecedor e transformador. Vale muito a pena!

Curso excelente com professores excepcionais! Estou gostando muito! Superando minhas expectativas!

Eu , Neuza, 74 anos não imaginava que fosse possível, mas vou me tornar uma psicanalista. Mesmo não estando atuando quero me conhecer. Esta sendo gratificante, pois já estou conseguindo ver muitas coisas que afetaram minha vida. Vi também que nunca é tarde para melhorar e poder ajudar outras pessoas que sofrem por não se conhecerem. Agradeço muito a oportunidade.

Estou amando o curso de psicanálise, a didática dos professores é excelente!!!! A escola tem uma equipe muito capacitada, estão dando super suporte para que as aulas aconteçam on-line e permaneçam gravadas para quem não consiga acompanhar ao vivo. A cada módulo me encanto ainda mais com o curso, sou enfermeira e sempre me interessei pelo assunto, estar em uma escola tão seria como essa tem sido muito positivo para que eu conquiste essa nova formação.

Estudar psicanálise foi uma das escolhas mais certeiras que fiz. Sempre tive interesse e curiosidade em entender a psique. Fiz também uma escolha profissional, pensando que, já que me identifico com o assunto, seria legal que eu trabalhasse na área. Mas foi mais, muito maior e melhor. Os estudos têm ajudado a me entender, aprendo cada dia mais sobre mim. Me relaciono melhor também, passei a ter um olhar diferenciado, ser mais empática. E tudo isso em meio à uma pandemia. Em meio à adaptações, como distanciamento social, quarentena. Trocar aula presencial por aula online (um grande desafio pra quem disse que jamais estudaria à distância), mas que em nada deixaram a desejar. Sempre tive suporte da equipe, todos são muito solícitos, dispostos a ajudar. Os professores são ótimos e percebemos que têm muita bagagem, trazem muita experiência para a aula.

Comecei o curso com muitas dúvidas sobre o conteúdo e conforme o decorrer das aulas tive uma sensação de que esses conhecimentos de psicanálise deveriam estar incluso na educação das crianças. Vejo que esses conhecimentos quando desenvolvidos nas crianças poderia formar seres humanos muito melhores para o mundo. Implicando melhores relações nas formações dos casais, na criação dos filhos e na interação com a sociedade. Isso tem feito muito diferença na minha vida como pai de família e dono de empresa.

Decidi fazer o Curso de Psicanálise em um momento da minha vida onde me deparei com muitos “conflitos internos”.
O curso veio de encontro com algumas tomadas de decisões importantes, tais como, ingressar em uma nova área profissional e de fato superou minhas expectativas não só pela oportunidade de ter uma nova profissão, mas  principalmente com a oportunidade de “resolver meus conflitos internos” e poder promover encontros comigo mesma, buscando o equilíbrio de algumas coisas que por muito tempo não fizeram sentido pra mim.
Posso dizer que a transformação veio através de uma decisão em busca de me conhecer, acolher e compreender certos  comportamentos.
Diria que: A Psicanálise é o curso ideal para conhecer o “conhecido oculto”.

Creation Web © Copyright - Ensino Psique - Todos os direitos reservados
Atendimento